Doenças x Tratamentos
Doenças x Tratamentos
Prisão de Ventre
A Prisão de Ventre, doença um pouco mais rara, acontece quando o pássaro tem pouco espaço para exercitar-se. Para evitar esse mal, alimente-o com verduras, forneça-lhe uma gota de azeite na verdura e dê-lhe espaço para exercitar-se. Pode-se também usar uma pitada mínima de sal-de-fruta na água, não se esquecendo de trocar a água no fim do dia.
Dificuldade na Postura de Ovos (Ovo Encruado)
As fêmeas jovens, ou que não voam, podem apresentar o problema conhecido como ovo encruado, ou ovo preso. O ovo pára no oviduto e não sai. O primeiro sintoma de ovo preso verifica-se quando a fêmea desmonta todo o ninho, ou senta-se sobre as penas do rabo.
Você pode colocar algumas gotas de óleo no canal de saída do ovo, ou então colocar a fêmea cuidadosamente sobre vapor d’água para facilitar a saída do ovo. As fêmeas que passam por este problema devem ficar sem reproduzir por toda uma temporada, para que possam se refazer.
Coccidiose
Provoca diarréia e pode ser observada quando o pássaro está com suas penas arrepiadas, as fezes aguadas e verdes. Em volta da cloaca as penas ficam sujas e o pássaro apresenta uma impressão de sujeira por todo o corpo. Este protozoário agride a mucosa intestinal de forma que altera a permeabilidade das células absortivas intestinais promovendo perdas nutricionais (eletrólitos, vitaminas, minerais e metais) podendo desencadear um quadro de anemia por perdas sangüíneas nas fezes ou pela deficiência na absorção intestinal de ferro. A ave fica enfraquecida com perda de apetite e quando não efetuado o tratamento adequado pode se estabelecer um curso letal nesta patologia.
Diarréia
A diarréia pode ser observada quando o pássaro está com suas penas arrepiadas, as fezes aguadas e verdes. Em volta da cloaca as penas ficam sujas e o pássaro apresenta uma impressão de sujeira por todo o corpo. Este pássaro deve ser isolado, e sua gaiola e acessórios esterilizados. As causas podem ser Coccidiose, Verminose, infecção bacteriana, administração pelo criador de verduras mal lavadas ou alface, sementes velhas ou mal conservadas. Suspenda a alimentação de vegetais e cubra a gaiola para agasalhá-lo. A coleta das fezes deve ser providenciada para que o Médico Veterinário possa prescrever o tratamento correto, lembrando que isso deve ser feito o mais rápido possível, tendo em vista as aves estarem debilitadas e desidratadas. A coleta é feita diretamente de um papel limpo colocado no fundo da gaiola e posteriormente colocando em um coletor, que pode ser o vendido nas farmácias para coleta de fezes humanas.
Doença Respiratória
Causada geralmente pelas quedas de temperatura acompanhadas por correntes de ar. Mantenha a gaiola dentro de casa, encape a mesma e com auxílio de uma lâmpada de 25W aproximadamente, procure manter a temperatura em torno de uns 35 a 40º. Tão logo você perceba que o pássaro esteja melhor, vá afastando a lâmpada gradualmente até atingir a temperatura ambiente. Dê ao pássaro, se o resfriado não vier acompanhado de diarréia, um pouco de açúcar mascavo na água. Você pode administrar essa água, com um conta-gotas, diretamente dentro do bico do pássaro, em alguns casos será necessário o uso de algum antibiótico.
Arranque de Penas
Não é normal que um pássaro arranque as penas. Se isso acontece, é porque existe algum desequilíbrio na parte alimentar. O que ocorre é que o pássaro procura nas penas o alimento de origem animal que lhe falta na dieta diária. Esse é o único recurso de que dispõe. Muita das vezes, isso se torna um vício, mesmo após o tratamento e restabelecido o empenamento.
Oferecer ao pássaro proteína animal tais como, ovo cozido, larvas de tenébrio, insetos, minhocas etc., sempre que notar um estranho apetite dos pássaros pelas penas. A carência de sódio também pode provocar o arranque das penas, ministrar pequenas pitadas de sal no bebedouro ou pendure na gaiola um pedaço de barbante após mergulhá-lo em uma salmoura e secá-lo. As vezes o fato de o pássaro estar em um ambiente demasiadamente seco também pode desencadear o mesmo processo, assim como carência de vitaminas e sais minerais.