1º Simpósio Internacional de Fauna Ex-Situ.
1º Simpósio Internacional de Fauna EX-SITU.
– Gostaria de parabenizar a ABRASE pela iniciativa do 1º Simpósio Internacional de Fauna EX-SITU (Fauna Reproduzida em Criadouro), evento que afirmo nunca ter visto algo tão grandioso em defesa da Fauna Brasileira.
– Tivemos palestrantes representando o poder público: IBAMA e Delegacia do Meio Ambiente, autoridades nacionais e internacionais especializadas na fauna ex-situ, e foi muito importante ouvir a explanação do trabalho de cada um, e ver que todos tinham o mesmo ideal: “proteger a fauna brasileira”.
Presenciamos momentos comoventes como, ao ouvir o Dr. Obdulio Menghi,(Biólogo e Presidente da Fundación Biodiversidad Argentina) com os olhos cheios de água e coração partido, falando do extermínio que várias espécies sofreram por não terem sido reproduzidas em criadouros. Ficou nítido para quem estava ali, que este homem se define numa única frase “corpo e alma em defesa da natureza”.
– Ficou claro que precisamos ter no Brasil, com urgência, uma lei de fauna, não IN. (Instruções Normativas) e portarias, que mudam a cada governo que se renova, gerando somente insegurança, afastando assim, os grandes investidores que poderiam fazer muito pela criação comercial de nossa fauna.
– Foi provado que, devido a constante destruição dos habitates e dos ecos sistemas que nosso planeta vem sofrendo, qualquer espécie da fauna e da flora só está livre da extinção, se reproduzida em criadouros.
– Foi confirmada, diversas vezes pelos palestrantes internacionais, a importância dos Criadouros Comerciais na geração de: empregos diretos e indiretos, recursos para cofres públicos, aumento do turismo nacional e internacional, entrada de capital estrangeiro pelas exportações. Um grande referencial de preservação com sustentabilidade, é o LORO PARQUE, localizado na Espanha, que podemos conferir no site, www.loroparque.com, apresentado pelo seu biólogo, Dr. Rafael Zamora Padrón, assessor de diversos núcleos Zoológicos privados, europeos e americanos.
Tudo isto nos faz ver que precisamos buscar parcerias em vários Ministérios:
– Ministério do Trabalho e Emprego, pois geramos empregos.
– Ministério da Justiça, pois somos uma grande arma no combate ao tráfico da fauna.
– Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, pois rompemos fronteiras com as exportações.
– Ministério do Turismo, pois atraímos o turista de dentro e de fora do país.
– Ministério da Fazenda, pois movimentamos recursos internos e trazemos o capital estrangeiro para nosso país.
– Ministério do Meio Ambiente, pois condenamos a destruição que a Natureza vem sofrendo.
– Ao ouvir o Sr.Dener Giovanini, Coodernador Geral da RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres) vimos a necessidade que existe dos criadouros trazerem a público suas atividades, para que a sociedade veja a importância que têm na preservação da fauna e no combate ao seu tráfico.
– O Ninho dos Colibris vai fazer e pede a todos os criadouros do Brasil, que enviem, por e-mail, seus relatórios para Renctas aos cuidados do Sr. Dener, ou para a Abrase , e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , aos cuidados do Sr. Luiz Paulo (Lula) que se propôs a encaminhá-los à Renctas, para que dados e estatísticas concretas possam ser reunidas e encaminhadas às pessoas e órgãos competentes, a fim de que, quando for elaborada nossa lei de fauna, estes dados possam somar e influenciar para a conclusão melhor possível.
– Finalizando, nós, Criadores Comerciais, precisamos enxergar o valor que temos e sair da inércia em que vivemos, mostrando à sociedade que não somos destruidores da Fauna e sim preservadores da mesma. Devemos assumir e acreditar que somos importantes para o Mercado Financeiro Brasileiro, igual a qualquer outra empresa, que, dentro da lei, gera lucro para seus investidores. Temos uma atividade superior a muitas outras que, para alcançarem seus interesses, destroem, sem piedade, a Fauna e Flora Brasileira.
Isaias Costa
Criadouro Comerciar Ninho dos Colibris