Criadores Amadorista de Pássaros

Criadores Amadorista de Pássaros
Se você gosta de ouvir o canto de um canário-da-terra, um pássaro-preto ou um curió e gostaria de ter um desses pássaros em sua casa de maneira legal, uma das opções é registrar-se no IBAMA como criador amadorista de passeriformes.
Conheça um pouco sobre os criadores amadoristas de passariformes
Desde a descoberta do Brasil, o povo brasileiro tem o hábito de criar pássaros canoros silvestres como animais de estimação.

Este hábito, por muitos anos feito sem controle, causou enorme prejuízo à fauna brasileira, já que a idéia da população era de que a diversidade de nossa fauna não teria fim.Infelizmente, esta mentalidade gerou a situação atual, onde quase não vemos pássaros silvestres voando em nossas fazendas, chácaras e áreas protegidas. Um exemplo é a situação do bicudo (Oryzoborus maximiliani), pássaro brasileiro que existe em maior quantidade preso em gaiolas do que na natureza.Para minimizar esta situação, em 1996, o IBAMA publicou a Portaria nº 57, criando a figura do criador amadorista de passeriformes. A partir daquele ano, todas as pessoas que tinham pássaros silvestres anilharam suas aves com anilhas abertas e só poderiam transacionar pássaros nascidos em cativeiro e com anilhas fechadas. Assim, a captura na natureza ficou impossibilitada e nossos pássaros silvestres puderam respirar aliviados!Em 2001, através da IN 05/01 a atividade de criação amadorista de passeriformes passou a ser controlada diretamente pelo IBAMA, podendo optar o criador, a se filiar ou não a uma Federação. Atualmente, está em vigor a IN 01/03, a qual se encontra disponível em nosso site.
Para se tornar um criadouro amadorista
Para obter a licença de criador amadorista de passeriformes o interessado deve realizar seu cadastro pela Internet no site www.ibama.gov.br/sispass. É muito importante que a IN 01/03 seja lida antes de realizar o cadastro, assim como o Manual de Utilização do SISPASS (também disponível no site citado).
Quais são os pássaros que podem ser criados pelos criadores amadoristas?
Somente os silvestres canoros brasileiros constantes no Anexo I da IN 01/03. Devido a cultura do povo, muitos pássaros brasileiros são considerados como domésticos, por isso deve-se prestar muita atenção! Alguns exemplos de pássaros silvestres brasileiros e que precisam de registro para serem criados, mas que a população cria como se fossem animais domésticos são: sabiá, sanhaço, tico-tico, canário-da-terra, coleirinho, bigodinho, caboclinho, galo-de-campina, trinca-ferro, azulão, corrupião, pintassilgo e outros.
Orientações importantes para os criadores amadoristas de passariformes:
1 - Não adquira pássaros de criadouros ilegais ou sem anilha, pois eles não poderão ser registrados no IBAMA.
2 - Antes de adquirir qualquer pássaro de um criador amadorista, é obrigatório o registro no Sispass como criador amadorista.
3 - Criadores amadoristas só podem transacionar pássaros entre si (máximo de 50 transações por período de licença) ou adquirir aves de um criador comercial devidamente registrado no IBAMA.
4 - A venda de aves para pessoas que não querem ser criadores amadoristas deve ser feita por criadores comerciais, registrados no IBAMA com a devida nota fiscal.
5 – O criador deve renovar sua licença anualmente, gerando um boleto de pagamento pelo Sispass.
6 - Para promover torneios e exposições, os criadores amadoristas devem encaminhar um calendário até o último dia útil do mês de outubro do exercício anterior.
Criadores amadoristas em nenhuma hipótese deverão soltar os pássaros de sua criação.

Últimas do Criadouro...
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.com

ATENÇÃO 

        Aceitamos cartões no local!    

Read More >>

SAÍRA 7 CORES 

A ÚNICA QUE O AMADORISTA PODE REPRODUZIR !!!!

Read More >>

Lançamento CD Mel 

LANÇAMENTO O Mais Novo CD da Cristina Mel (Clube da Mel 2)   Obs:Na música N° 10, participação de um COLEIRO PAPA CAPIM do Ninho dos Colibris, confira:  

Read More >>

Ibama realiza a maior apreensão de pássaros 

Ibama realiza a maior apreensão de pássaros no ano de 2012 na BahiaSalvador (29/02/2012) – Agentes de fiscalização da unidade avançada do Ibama em Vitória da Conquista/BA realizaram, nesta semana, na região sudoeste do…

Read More >>

Fotos da Saira-Beija-flôr que ilustram matéria publicada na resvista Passarinheiros  

Fotos da Saira-Beija-flôr que ilustram matéria publicada na resvista Passarinheiros Penas verdes com base preta Penas azuis com base preta saindo dos tufos Penas azuis substituindo as verdes

Read More >>

Criadores Amadorista de Pássaros  

Criadores Amadorista de Pássaros Se você gosta de ouvir o canto de um canário-da-terra, um pássaro-preto ou um curió e gostaria de ter um desses pássaros em sua casa de maneira legal, uma das…

Read More >>

Doenças x Tratamentos  

Doenças x Tratamentos Prisão de Ventre A Prisão de Ventre, doença um pouco mais rara, acontece quando o pássaro tem pouco espaço para exercitar-se. Para evitar esse mal, alimente-o com verduras, forneça-lhe uma gota…

Read More >>

S.O.S. Fauna Brasileira 

S.O.S. Fauna Brasileira Ter em casa um pássaro na gaiola, aos olhos de algumas pessoas, é um ato de crueldade. Dizem até: “solte esse pássaro”, “não o deixe preso”, “deixe-o voar livremente”!-Quando escuto essas…

Read More >>

1º Simpósio Internacional de Fauna Ex-Situ. 

1º Simpósio Internacional de Fauna EX-SITU. - Gostaria de parabenizar a ABRASE pela iniciativa do 1º Simpósio Internacional de Fauna EX-SITU (Fauna Reproduzida em Criadouro), evento que afirmo nunca ter visto algo tão grandioso…

Read More >>

Presente de Papai Noel Grego 

I.N. N. 15 – 23/12/2010 Presente de Papai Noel Grego, para a Fauna e todos os Brasileiros! Pedimos sua imediata anulação, pois possuímos 900 pássaros distribuídos em 72 espécies, todas autorizadas pelo IBAMA em…

Read More >>

1 2 3 4

- Opniões dos Amigos
Prezados, -Há mais de dois mil anos A.C temos notícias de animais domesticados pelos homens, sendo, principalmente as aves, motivo de grande admiração e encantamento. - Não existe a menor perspectiva desse encantamento terminar nos dias de hoje e praticamente a população mundial cresceu ...

Luciano de Caiado Castro Moraes
Aug 18, 2012
Aviso

ninho-aviso