Doenças x Tratamentos

Doenças x Tratamentos
Prisão de Ventre
A Prisão de Ventre, doença um pouco mais rara, acontece quando o pássaro tem pouco espaço para exercitar-se. Para evitar esse mal, alimente-o com verduras, forneça-lhe uma gota de azeite na verdura e dê-lhe espaço para exercitar-se. Pode-se também usar uma pitada mínima de sal-de-fruta na água, não se esquecendo de trocar a água no fim do dia.

Dificuldade na Postura de Ovos (Ovo Encruado)
As fêmeas jovens, ou que não voam, podem apresentar o problema conhecido como ovo encruado, ou ovo preso. O ovo pára no oviduto e não sai. O primeiro sintoma de ovo preso verifica-se quando a fêmea desmonta todo o ninho, ou senta-se sobre as penas do rabo.

Você pode colocar algumas gotas de óleo no canal de saída do ovo, ou então colocar a fêmea cuidadosamente sobre vapor d'água para facilitar a saída do ovo. As fêmeas que passam por este problema devem ficar sem reproduzir por toda uma temporada, para que possam se refazer.

Coccidiose
Provoca diarréia e pode ser observada quando o pássaro está com suas penas arrepiadas, as fezes aguadas e verdes. Em volta da cloaca as penas ficam sujas e o pássaro apresenta uma impressão de sujeira por todo o corpo. Este protozoário agride a mucosa intestinal de forma que altera a permeabilidade das células absortivas intestinais promovendo perdas nutricionais (eletrólitos, vitaminas, minerais e metais) podendo desencadear um quadro de anemia por perdas sangüíneas nas fezes ou pela deficiência na absorção intestinal de ferro. A ave fica enfraquecida com perda de apetite e quando não efetuado o tratamento adequado pode se estabelecer um curso letal nesta patologia.

Diarréia
A diarréia pode ser observada quando o pássaro está com suas penas arrepiadas, as fezes aguadas e verdes. Em volta da cloaca as penas ficam sujas e o pássaro apresenta uma impressão de sujeira por todo o corpo. Este pássaro deve ser isolado, e sua gaiola e acessórios esterilizados. As causas podem ser Coccidiose, Verminose, infecção bacteriana, administração pelo criador de verduras mal lavadas ou alface, sementes velhas ou mal conservadas. Suspenda a alimentação de vegetais e cubra a gaiola para agasalhá-lo. A coleta das fezes deve ser providenciada para que o Médico Veterinário possa prescrever o tratamento correto, lembrando que isso deve ser feito o mais rápido possível, tendo em vista as aves estarem debilitadas e desidratadas. A coleta é feita diretamente de um papel limpo colocado no fundo da gaiola e posteriormente colocando em um coletor, que pode ser o vendido nas farmácias para coleta de fezes humanas.

Doença Respiratória
Causada geralmente pelas quedas de temperatura acompanhadas por correntes de ar. Mantenha a gaiola dentro de casa, encape a mesma e com auxílio de uma lâmpada de 25W aproximadamente, procure manter a temperatura em torno de uns 35 a 40º. Tão logo você perceba que o pássaro esteja melhor, vá afastando a lâmpada gradualmente até atingir a temperatura ambiente. Dê ao pássaro, se o resfriado não vier acompanhado de diarréia, um pouco de açúcar mascavo na água. Você pode administrar essa água, com um conta-gotas, diretamente dentro do bico do pássaro, em alguns casos será necessário o uso de algum antibiótico.

Arranque de Penas
Não é normal que um pássaro arranque as penas. Se isso acontece, é porque existe algum desequilíbrio na parte alimentar. O que ocorre é que o pássaro procura nas penas o alimento de origem animal que lhe falta na dieta diária. Esse é o único recurso de que dispõe. Muita das vezes, isso se torna um vício, mesmo após o tratamento e restabelecido o empenamento.
Oferecer ao pássaro proteína animal tais como, ovo cozido, larvas de tenébrio, insetos, minhocas etc., sempre que notar um estranho apetite dos pássaros pelas penas. A carência de sódio também pode provocar o arranque das penas, ministrar pequenas pitadas de sal no bebedouro ou pendure na gaiola um pedaço de barbante após mergulhá-lo em uma salmoura e secá-lo. As vezes o fato de o pássaro estar em um ambiente demasiadamente seco também pode desencadear o mesmo processo, assim como carência de vitaminas e sais minerais.

Últimas do Criadouro...
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.com

ATENÇÃO 

        Aceitamos cartões no local!    

Read More >>

SAÍRA 7 CORES 

A ÚNICA QUE O AMADORISTA PODE REPRODUZIR !!!!

Read More >>

Lançamento CD Mel 

LANÇAMENTO O Mais Novo CD da Cristina Mel (Clube da Mel 2)   Obs:Na música N° 10, participação de um COLEIRO PAPA CAPIM do Ninho dos Colibris, confira:  

Read More >>

Ibama realiza a maior apreensão de pássaros 

Ibama realiza a maior apreensão de pássaros no ano de 2012 na BahiaSalvador (29/02/2012) – Agentes de fiscalização da unidade avançada do Ibama em Vitória da Conquista/BA realizaram, nesta semana, na região sudoeste do…

Read More >>

Fotos da Saira-Beija-flôr que ilustram matéria publicada na resvista Passarinheiros  

Fotos da Saira-Beija-flôr que ilustram matéria publicada na resvista Passarinheiros Penas verdes com base preta Penas azuis com base preta saindo dos tufos Penas azuis substituindo as verdes

Read More >>

Criadores Amadorista de Pássaros  

Criadores Amadorista de Pássaros Se você gosta de ouvir o canto de um canário-da-terra, um pássaro-preto ou um curió e gostaria de ter um desses pássaros em sua casa de maneira legal, uma das…

Read More >>

Doenças x Tratamentos  

Doenças x Tratamentos Prisão de Ventre A Prisão de Ventre, doença um pouco mais rara, acontece quando o pássaro tem pouco espaço para exercitar-se. Para evitar esse mal, alimente-o com verduras, forneça-lhe uma gota…

Read More >>

S.O.S. Fauna Brasileira 

S.O.S. Fauna Brasileira Ter em casa um pássaro na gaiola, aos olhos de algumas pessoas, é um ato de crueldade. Dizem até: “solte esse pássaro”, “não o deixe preso”, “deixe-o voar livremente”!-Quando escuto essas…

Read More >>

1º Simpósio Internacional de Fauna Ex-Situ. 

1º Simpósio Internacional de Fauna EX-SITU. - Gostaria de parabenizar a ABRASE pela iniciativa do 1º Simpósio Internacional de Fauna EX-SITU (Fauna Reproduzida em Criadouro), evento que afirmo nunca ter visto algo tão grandioso…

Read More >>

Presente de Papai Noel Grego 

I.N. N. 15 – 23/12/2010 Presente de Papai Noel Grego, para a Fauna e todos os Brasileiros! Pedimos sua imediata anulação, pois possuímos 900 pássaros distribuídos em 72 espécies, todas autorizadas pelo IBAMA em…

Read More >>

1 2 3 4

- Opniões dos Amigos
Caro Dr Isaias -Li atentamente o seu artigo a respeito da criação de aves em criadouros. Estou completamente convencido que a criação de passaros por criadores amadores e criadouros comerciais, devidamente autorizados e legalizados pelo Ibama, são a certeza da preservação das espécies. ...

Carlos Braga
Aug 01, 2012
Aviso

ninho-aviso